SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número89Anos 90: as novas tarefas da educação dos adultos na América LatinaCaracterização de redes municipais de ensino índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

DIAS-DA-SILVA, Maria Helena G. Frem. Sabedoria docente: repensando a prática pedagógica. Cad. Pesqui. [online]. 1994, n.89, pp.39-47. ISSN 0100-1574.

O caráter reflexivo do trabalho docente, as contradições detectadas entre o discurso e a ação dos professores, a ausência de isomorfismo entre as teorias e a prática pedagógica e a fragilidade do rótulo Ensino Tradicional como matriz analítica do cotidiano escolar são alvos de discussão neste trabalho. A investigação de uma "sabedoria docente" - crenças, valores, concepções e até procedimentos que norteiam o fazer dos professores, de natureza diversa quer do conhecimento científico, quer do senso comum - é aqui analisada e exemplificada mediante estudo realizado com professores de quintas séries do 1º Grau.

Palavras-chave : 1º Grau; Teoria Pedagógica; Cotidiano Escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )