SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número90Notas sobre a redistribuição de competências entre os atores do sistema educativoUniversidade e formação de professores: uma perspectiva histórica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

CARVALHO, José Sérgio. A teoria da ciência em Weber e as pesquisas em educação. Cad. Pesqui. [online]. 1994, n.90, pp.25-35. ISSN 0100-1574.

A partir da constatação da presença tão comum quanto nefasta do abstracionismo pedagógico nas investigações sobre educação - entendido pelo autor como a formulação de princípios gerais que se pretendem descritivos e explicativos de um fenômeno específico, mas que pouco levam em consideração as condições concretas em que o processo escolar se dá -, o artigo procura investigar a possível fecundidade do pensamento metodológico weberiano para a superação dessa tendência. Nesse sentido, ele busca reconstruir sumariamente os problemas metodológicos fundamentais enfrentados por Weber, bem como suas reflexões sobre a significação social da ciência, a possível "objetividade" das ciências sociais e o recurso ao "tipo ideal", como instrumentos intelectuais potencialmente fecundos para as investigações em educação. 

Palabras clave : Weber; Investigação; Educacional; Epistemologia; Metodologia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )