SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número90A controvérsia do ensino pago índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

GONCALVES, Maria Elisa Rezende  y  CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Conhecimento físico nas primeiras séries do 1º grau: o problema do submarino. Cad. Pesqui. [online]. 1994, n.90, pp.72-80. ISSN 0100-1574.

No presente trabalho procuramos investigar como os alunos começam a construir o conhecimento físico, em sala de aula, no contexto do ensino de ciências das quatro primeiras séries do 1º grau. Para isso, planejamos e testamos uma atividade para a 2º série. A flutuação é o conceito físico principal envolvido na atividade. O problema que propusemos aos estudantes foi conseguir que um submarino afundasse e flutuasse. O objetivo do experimento é fazer com que os alunos se envolvam num trabalho de investigação, resolvem o problema por meio de sua própria ação e possam elaborar relações causais. A atividade foi gravada em vídeo. Pudemos observar que a ação dos alunos durante a experimentação passa por várias etapas. No começo eles agem para conhecer o "submarino", em seguida agem para obter com ele as reações que desejam. Seguem-se ações no sentido de ter consciência de como os efeitos foram realizados e, por último, explicam-se as causas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )