SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número92Currículo: tensões e alternativas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

PENIN, Sonia Teresinha de Sousa. A professora e a construção do conhecimento sobre o ensino. Cad. Pesqui. [online]. 1995, n.92, pp.05-15. ISSN 0100-1574.

Com o objetivo de estudar a construção do conhecimento da professora sobre o ensino, o artigo trata de algumas questões teórico-metodológicas relacionadas ao estudo da construção do conhecimento de modo geral. Examina, em particular, os conceitos "saber", "conhecimento" e "representação" assim como as relações recíprocas que estabelecem. A suposição que norteia a reflexão é que a construção do conhecimento, assim como a da própria subjetividade, se dá a partir de matrizes sociais, mediadas pela cultura e pela linguagem, que chegam ao sujeito como representações. Nessa mediação a vivência e o vivido são de importância fundamental, e, no caso da professora, ganha relevância a cultura escolar, especialmente as relações que estabelece com os alunos.

Palabras clave : Construção do Conhecimento; Representação do Professor; Cultura Escolar .

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )