SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue92The teacher and the construction of knowledge of teaching; theoretical-methodological issuesOn the genetic roots of thought and language: Vygotsky and Piaget author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

BONAMINO, Alícia  and  BRANDAO, Zaia. Currículo: tensões e alternativas. Cad. Pesqui. [online]. 1995, n.92, pp.16-25. ISSN 0100-1574.

Este artigo é resultado de assessoria à Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro para a elaboração de um Núcleo Curricular Básico, desenvolvido no período de 1993-4. Parte de uma reflexão sobre a discussão curricular no Brasil para assinalar os problemas das análises dicotomizadas - experiência cultural da criança x experiência cultural da humanidade, qualidade x quantidade, universal x singular etc. Propõem a necessidade de incorporar essas categorias como tensões que normalmente atravessam a teoria e a prática educacional. Com base na proposta curricular vigente no município do Rio de Janeiro, levanta uma hipótese preliminar de trabalho em torno de "conceitos-nucleares" e desenvolve um exercício de análise para testar a validade de tal hipótese. 

Keywords : Currículos; Núcleo Curricular Básico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )