SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número92A professora e a construção do conhecimento sobre o ensinoSobre as raízes do pensamento e da linguagem: Vygotsky e Piaget índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

BONAMINO, Alícia  y  BRANDAO, Zaia. Currículo: tensões e alternativas. Cad. Pesqui. [online]. 1995, n.92, pp.16-25. ISSN 0100-1574.

Este artigo é resultado de assessoria à Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro para a elaboração de um Núcleo Curricular Básico, desenvolvido no período de 1993-4. Parte de uma reflexão sobre a discussão curricular no Brasil para assinalar os problemas das análises dicotomizadas - experiência cultural da criança x experiência cultural da humanidade, qualidade x quantidade, universal x singular etc. Propõem a necessidade de incorporar essas categorias como tensões que normalmente atravessam a teoria e a prática educacional. Com base na proposta curricular vigente no município do Rio de Janeiro, levanta uma hipótese preliminar de trabalho em torno de "conceitos-nucleares" e desenvolve um exercício de análise para testar a validade de tal hipótese. 

Palabras clave : Currículos; Núcleo Curricular Básico.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )