SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número92Qualidade total na formação profissional: do texto ao contextoEmprego, trabalho e cidadania índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

WAJSKOP, Gisela. O brincar na educação infantil. Cad. Pesqui. [online]. 1995, n.92, pp.62-69. ISSN 0100-1574.

O texto apresenta uma concepção sócio-histórica do brincar e faz um panorama de sua evolução nas teorias e práticas pedagógicas pré-escolares ocidentais. Baseado em trabalhos de Brougère, Henriot e Vygotsky, desenvolve a idéia de que a valorização do brincar na educação infantil está associada a uma nova imagem de criança que vem sendo construída em função do seu status social, a partir dos séculos XVI e XVII. Levanta questões a respeito de algumas competências profissionais necessárias para o trabalho pedagógico em creches e pré-escolas. 

Palabras clave : Brincar; Educação Infantil; Prática Pedagógica; Teoria Pré-Escolar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )