SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número93Os jogos e sua importância na escolaPrática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

AFONSO, Lúcia. Gênero e processo de socialização em creches comunitárias. Cad. Pesqui. [online]. 1995, n.93, pp.12-21. ISSN 0100-1574.

Este artigo apresenta os resultados de pesquisa sobre diferenças na socialização de meninas e meninos em creches comunitárias de Belo Horizonte e Contagem. Analisa a socialização diferencial a partir: a) do relacionamento entre educadoras e crianças; b) das concepções das educadoras sobre masculino, feminino e família; c) da forma como as educadoras lidam com a sexualidade infantil na creche. Ampliando a discussão para a discriminação de sexo, raça, classe e tipo de família, argumenta que a discriminação nas creches comunitárias aparece como auto-estigmatização em uma população que apresenta diferentes formas de organização familiar; é predominantemente feminina; de nível socioeconômico baixo e racialmente diversificada.

Palabras clave : Gênero; Creches; Socialização; Estigma.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )