SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número93Gênero e processo de socialização em creches comunitáriasMovimentos sociais por educação: a invisibilidade dos gêneros índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

ALMEIDA, Jane Soares de. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. Cad. Pesqui. [online]. 1995, n.93, pp.22-31. ISSN 0100-1574.

A formação de professores para as séries iniciais do 1º grau, feita atualmente pela Habilitação Específica para o Magistério (curso que veio substituir a antiga Escola Normal), passa necessariamente pelo cumprimento de atividades práticas - vinculadas às disciplinas Prática de Ensino e Estágio Supervisionado -, enfatizadas como momento culminantedessa formação.O presente estudo procurou caracterizar esse componente curricular através de três níveis: o da legislação, o teórico e o da realidade das escolas, que muitas vezes não concordam entre si e assumem contornos conflitantes. Tal análise possibilita repensar a Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado e sua efetiva relevância nos cursos atuais, ao mesmo tempo em que levanta questionamentos a respeito da situação atual da formação de professores no Estado de São Paulo.

Palabras clave : Formação de Professores; Currículos; 1º Grau .

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )