SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número94Comparação entre a pós-graduação profissional e a acadêmicaA representação social do adolescente e da adolescência: um estudo em escolas públicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

LEITE, Sérgio Antonio da Silva  e  SOUZA, Cláudia Bernardino de. A alfabetização nos cursos de habilitação para o magistério. Cad. Pesqui. [online]. 1995, n.94, pp.15-24. ISSN 0100-1574.

A presente pesquisa teve como objetivo descrever e analisar as concepções de alfabetização atualmente transmitidas nos cursos de Habilitação para o Magistério, da rede estadual de ensino de Campinas (SP). Baseia-se no pressuposto de que as condições sociais presentes, bem como o progresso teórico observado nos últimos anos, possibilitaram a superação do modelo de alfabetização considerado tradicional, em direção a um modelo de alfabetização considerado funcional. Os dados sugerem que a maioria das alunas do 4º ano dos cursos, bem como os docentes da disciplina Conteúdos Metodológicos da Língua Portuguesa, ainda apresenta concepções que podem ser consideradas tradicionais. As exceções são apresentadas pelas respostas das alunas e professora do CEFAM, dados que são aqui discutidos.

Palavras-chave : Alfabetização; Formação de Professores; Alfabetização  Escolar; Reciclagem Docente .

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )