SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número94A representação social do adolescente e da adolescência: um estudo em escolas públicasAvaliação da aprendizagem nas pesquisas no Brasil de 1930 a 1980 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

ROCHA, Marlos B. Mendes da. Paradigmas do moderno em educação: Francisco Campos e Anísio Teixeira. Cad. Pesqui. [online]. 1995, n.94, pp.34-42. ISSN 0100-1574.

Procurou-se fazer um confronto entre as concepções de moderno de Francisco Campos e de Anísio Teixeira que de muitas maneiras marcaram a institucional idade educacional brasileira contemporânea. O moderno em Campos forjou instituições que acabaram por constituir agentes educacionais novos. Porém, por outro lado, tais instituições impuseram o enquadramento do outro, o não-moderno, sem respeitar a cultura daquele com quem interagia. Já Anísio é expressão de um moderno que nega modelos educacionais e acentua a autonomia do fazer educativo. Trata-se de uma autonomia que exige o reconhecimento daquele que se incorpora ao processo educativo, sem pretensões de lhe dirigir o destino, mas de lhe abrir possibilidades.

Palabras clave : Modernidade; Modernização; Institucional idade Educacional; Direito Civil.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )