SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número94A representação social do adolescente e da adolescência: um estudo em escolas públicasAvaliação da aprendizagem nas pesquisas no Brasil de 1930 a 1980 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

ROCHA, Marlos B. Mendes da. Paradigmas do moderno em educação: Francisco Campos e Anísio Teixeira. Cad. Pesqui. [online]. 1995, n.94, pp.34-42. ISSN 0100-1574.

Procurou-se fazer um confronto entre as concepções de moderno de Francisco Campos e de Anísio Teixeira que de muitas maneiras marcaram a institucional idade educacional brasileira contemporânea. O moderno em Campos forjou instituições que acabaram por constituir agentes educacionais novos. Porém, por outro lado, tais instituições impuseram o enquadramento do outro, o não-moderno, sem respeitar a cultura daquele com quem interagia. Já Anísio é expressão de um moderno que nega modelos educacionais e acentua a autonomia do fazer educativo. Trata-se de uma autonomia que exige o reconhecimento daquele que se incorpora ao processo educativo, sem pretensões de lhe dirigir o destino, mas de lhe abrir possibilidades.

Palavras-chave : Modernidade; Modernização; Institucional idade Educacional; Direito Civil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )