SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue94Learning evaluation in research in Brazil from the 1930's to the 1980'sInterships in teacher training: the unity of theory and practice? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

MOHR, Adriana. A saúde na escola: análise de livros didáticos de 1ª a 4ª séries. Cad. Pesqui. [online]. 1995, n.94, pp.50-57. ISSN 0100-1574.

Os volumes pertencentes a três coleções de livros didáticos (1ª a 4ª séries) mais distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) no Estado do Rio de Janeiro, no ano de 1991, foram analisados com relação a seus conteúdos de Programas de Saúde. Os resultados apontam a inadequação desses livros quanto à correção dos conteúdos, metodologias utilizadas e ilustrações apresentadas, dentre outros problemas. O caráter receituário e dogmático das informações veiculadas prejudicam os objetivos dos Programas de Saúde escolares, além de incentivar preconceitos e temores infundados com relação à doença ou aos doentes. Por outro lado, não dimensionam as verdadeiras situações de risco. Tendo em vista a importância do PNLD no cenário educacional atual, são feitas algumas sugestões de melhoria dos processos de avaliação dos livros didáticos disponíveis, o que modificaria a curto e médio prazo a qualidade do Programa. 

Keywords : Educação em Saúde; Livros Didáticos; Programas de Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )