SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número94A saúde na escola: análise de livros didáticos de 1ª a 4ª sériesUniversidade e escola pública atuando em parceria índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade entre teoria e prática. Cad. Pesqui. [online]. 1995, n.94, pp.58-73. ISSN 0100-1574.

O artigo discute os conceitos de prática (e de teoria) presentes na formação de professores, tendo por base a análise das atividades de estágio em curso nos Centros de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério (CEFAMs), que já apontam para a sua compreensão como unidade entre teoria e prática. Para isso, sintetiza os conceitos de prática presentes nos cursos de formação (Escola Normal e Habilitação Magistério), discute os conceitos de teoria, prática e práxis, apresenta e interpreta os dados da investigação de campo, concluindo que na prática contraditória dos CEFAMs há possibilidades de efetivar-se a referida unidade.

Palabras clave : Estágio; Teoria e Prática; Práxis; Formação de Professores .

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )