SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número95Mulher e trabalho: políticas de recursos humanos em empresas de ponta índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

CALDEIRA, Anna Maria Salgueiro. A apropriação e construção do saber docente e a prática cotidiana. Cad. Pesqui. [online]. 1995, n.95, pp.05-12. ISSN 0100-1574.

Este estudo pretende analisar e reconstruir, a partir de uma perspectiva etnográfica, o processo de constituição da prática docente cotidiana de uma professora de uma escola pública de ensino fundamental de Barcelona, Espanha, tomando como referencial teórico os estudos sobre a vida cotidiana de Agnes Heller. Para essa construção utiliza informações provenientes de três contextos históricos: o movimento de renovação pedagógica na Catalunha, a história da escola e a história de vida da professora. A descrição da prática foi construída a partir de três dimensões: a) estruturando a situação de ensino; b) interatuando com os estudantes; c) articulando os conteúdos. Na análise de cada uma dessas dimensões, busca-se mostrar como a professora consegue romper com alguns aspectos determinantes de sua prática, identifica-se os saberes produzidos e apropriados por ela e reconstrói-se o processo de constituição desses saberes, destacando-se os elementos de continuidade e ruptura desse processo

Palabras clave : Análise do Cotidiano; Prática Docente; Saber Docente .

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )