SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue95Focussing the analysis on the school: a study on 16 brazilian schoolsSocial and non-social domains of cognition and the "logic" of idiological representations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

REVAH, Daniel. As pré-escolas "alternativas". Cad. Pesqui. [online]. 1995, n.95, pp.51-62. ISSN 0100-1574.

O artigo analisa a trajetória de um conjunto de pré-escolas particulares surgidas entre meados dos anos 70 e início dos 80, na cidade de São Paulo. São apresentados e discutidos aspectos da história das pedagogias desenvolvidas nessas experiências e a sua relação com elementos relativos ao contexto político, social e cultural do período em que surgiram até meados dos anos 80. Na análise, ressalta-se o papel que nelas teve a mudança cultural que se vem processando no Brasil há cerca de três décadas e vincula-se essas pedagogias ao que, no período, era chamado de "alternativo".

Keywords : Pré-Escola; História da Educação; Mudança Cultural; Escola Alternativa  .

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )