SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número95A escola como foco de análise: um estudo de 16 unidades escolaresOs domínios social e não-social da cognição e a "lógica" das representações ideológicas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

REVAH, Daniel. As pré-escolas "alternativas". Cad. Pesqui. [online]. 1995, n.95, pp.51-62. ISSN 0100-1574.

O artigo analisa a trajetória de um conjunto de pré-escolas particulares surgidas entre meados dos anos 70 e início dos 80, na cidade de São Paulo. São apresentados e discutidos aspectos da história das pedagogias desenvolvidas nessas experiências e a sua relação com elementos relativos ao contexto político, social e cultural do período em que surgiram até meados dos anos 80. Na análise, ressalta-se o papel que nelas teve a mudança cultural que se vem processando no Brasil há cerca de três décadas e vincula-se essas pedagogias ao que, no período, era chamado de "alternativo".

Palabras clave : Pré-Escola; História da Educação; Mudança Cultural; Escola Alternativa  .

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )