SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número96O debate atual sobre os paradigmas de pesquisa em educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

MORTIMER, Eduardo Fleury  e  CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Referenciais teóricos para análise do processo de ensino de ciências. Cad. Pesqui. [online]. 1996, n.96, pp.05-14. ISSN 0100-1574.

Neste artigo procuramos discutir como diferentes referenciais teóricos permitem que se analise o processo de ensino-aprendizagem que ocorre na sala de aula de ciências sob diferentes ângulos. Para isso apresentaremos as principais idéias sobre as características do processo de ensino e sobre o papel do professor que se depreende de duas correntes teóricas: a teoria piagetiana e a teoria socioistórica ou sociocultural de Vygotsky. Sempre que possível usaremos, para ilustrar nossa exposição, exemplos retirados da nossa pesquisa realizada em sala de aula da oitava série do Ensino Fundamental, onde documentamos o processo de ensino-aprendizagem de explicações atomísticas para os estados físicos da matéria. 

Palavras-chave : Piaget; Vygotsky; Construção de Conhecimento .

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )