SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número96Referenciais teóricos para análise do processo de ensino de ciênciasCidadania e vínculo social índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. O debate atual sobre os paradigmas de pesquisa em educação . Cad. Pesqui. [online]. 1996, n.96, pp.15-23. ISSN 0100-1574.

O artigo focaliza o debate sobre os paradigmas utilizados na pesquisa em educação, apontando alguns dos equívocos que caracterizam tal debate na década passada e indicando as tendências observadas nos trabalhos mais recentes dedicados à questão metodológica. Os três paradigmas considerados como sucessores do positivismo - pós-positivista teórico-crítico e construtivista - são brevemente discutidos, analisando-se seus pressupostos ontológicos e epistemológicos e seus aspectos metodológicos básicos, bem como as diferentes posições sobre as possibilidades de acomodação entre paradigmas.

Palabras clave : Paradigmas Metodológicos; Pós-Positivismo; Teoria; Crítica; Construtivismo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )