SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número97Ensino com pesquisa: a prática do professor universitárioO campo das produções simbólicas e o campo científico em Bourdieu índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

CHARLOT, Bernard. Relações com o saber e com a escola entre estudantes de periferia. Cad. Pesqui. [online]. 1996, n.97, pp.47-63. ISSN 0100-1574.

Neste artigo comparo uma pesquisa feita numa escola secundária de periferia com outra realizada com bons alunos de uma escola de clientela "mais favorecida". Como pensar, ao mesmo tempo, a singularidade das histórias escolares e a correlação estatística entre fracasso escolar e origem social? A pesquisa se concentra no significado que a escola tem para os alunos e no próprio fato de aprender. Tenta identificar os processos que estruturam a história escolar dos jovens: mobilização na escola e em relação à escola, processos "epistêmicos". Mostra que uma história escolar nunca é vivida por antecipação, que os jovens dos meios populares pensam a escola em termos de futuro mais do que de saber e que aprender não apresenta um sentido unívoco. 

Palavras-chave : Relação com o Saber; Relação com a Escola; Estudantes Carentes .

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )