SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número97Relações com o saber e com a escola entre estudantes de periferiaA criação de um tesauro para estudos de gênero índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

GARCIA, Maria Manuela Alves. O campo das produções simbólicas e o campo científico em Bourdieu. Cad. Pesqui. [online]. 1996, n.97, pp.64-72. ISSN 0100-1574.

Este trabalho faz um comentário dos conceitos sociológicos - campo, habitus e estratégias - que Pierre Bourdieu utiliza na análise da estrutura e funcionamento dos campos das produções culturais e simbólicas e tem por objetivo explorar as implicações dessas idéias para uma análise do desenvolvimento de determinados campos ou disciplinas acadêmicas e científicas. Discute, sobretudo a estrutura e o funcionamento do campo científico na ótica bourdieuniana, no qual, por um aparente paradoxo, o avanço da ciência e do conhecimento científico são o resultado de lutas entre posições e agentes que disputam uma espécie específica de capital simbólico: a autoridade e/ou a legitimidade científica. Como ilustração das hierarquias que constituem o campo científico e do procedimento analítico proposto por Pierre Bourdieu, comentam-se aspectos de dois estudos que exemplificam a aplicação dessas categorias a fenômenos e eventos bem delimitados: uma análise do campo universitário francês, realizada pelo próprio Pierre Bourdieu na obra Homo Academicus, e uma análise do campo das Ciências Sociais, no Brasil dos anos 80, levada a efeito por Monique de Saint Martin. 

Palabras clave : Sociologia da Ciência e da Cultura; Campo Científico.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )