SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número98O ensino como "acontecimento" índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

OLIVEIRA, Inês Barbosa de. A contribuição de Habermas para a democracia na educação. Cad. Pesqui. [online]. 1996, n.98, pp.05-13. ISSN 0100-1574.

Este trabalho retoma os principais aspectos da "Teoria crítica da evolução social" e da "Teoria da ação comunicativa" de Jürgen Habermas, interpretando as suas contribuições com o objetivo de definir bases e princípios do que poderia ser uma ação política concreta que contribua para a democratização da sociedade e da educação. Estes princípios servem de base para uma proposta de estabelecimento de princípios norteadores de uma nova política educacional no Brasil, mais democrática e comprometida com a democratização da educação brasileira, tanto do ponto de vista pedagógico quanto do ponto de vista da estruturação e da gestão da educação.

Palabras clave : Democratização; Interação Social; Políticas Educacionais .

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )