SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número98A contribuição de Habermas para a democracia na educaçãoConflitos teóricos na evolução da didática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

PENIN, Sonia Teresinha de Sousa. O ensino como "acontecimento". Cad. Pesqui. [online]. 1996, n.98, pp.14-23. ISSN 0100-1574.

Neste texto, discuto a respeito da didática, considerando as brechas que o campo abre para o não-científico ou para um outro tipo de racionalidade, assim como as vantagens desse seu modo de ser. Inicio, retomando a análise de alguns autores no tocante à organização do saber a partir da idade moderna, ao lugar das ciências humanas nesse cenário ea repercussão de tal configuração na atualidade; em seguida, recupero alguns momentos da história da pedagogia e da didática que marcaram a sua epistemologização; então, discuto o que tem sido considerado o fenômeno da didática o ensino e a característica explicativo/prescritiva da área; por fim, defendo o acontecimento ensino como o objeto de estudo mais promissor na atualidade para fazer avançar a área da didática, apontando algumas direções para esse percurso.

Palabras clave : Didática; Ciência x Vivência; Ruptura .

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )