SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número98O ensino como "acontecimento"A questão do movimento no cotidiano de uma pré-escola índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

DAVINI, María Cristina. Conflitos teóricos na evolução da didática. Cad. Pesqui. [online]. 1996, n.98, pp.24-36. ISSN 0100-1574.

O trabalho apresenta uma análise teórica da evolução da Didática a partir de uma pesquisa da matriz disciplinar de origem e dos conflitos posteriores, incluindo os relativos a campos de interesse da comunidade acadêmica. Delineia, em particular, o impacto que a influência da escola crítica em Ciências Sociais e em Educação tem causado na matéria, produzindo um impasse metodológico e pondo em questão a base normativa da Didática. Assim, enfoques atuais na teoria didática são revelados, seus problemas e derivações, algumas vezes, duvidosas. Uma demarcação da Didática Geral e das Didáticas Especiais recebe particular tratamento, com a revisão crítica de produções bibliográficas atuais, apontando para possíveis campos de desenvolvimento e integração

Palabras clave : Didática Geral; Didáticas Especiais; Evoluções Teóricas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )