SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número98Conflitos teóricos na evolução da didáticaA produção teórica no Brasil sobre educação sexual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

GALVAO, Izabel. A questão do movimento no cotidiano de uma pré-escola. Cad. Pesqui. [online]. 1996, n.98, pp.37-49. ISSN 0100-1574.

Este artigo relata uma pesquisa realizada numa pré-escola em São Paulo, com o objetivo inicial de discutir a adequação das exigências e propostas do meio escolar às possibilidades psicomotoras das crianças, as quais situavam-se na faixa dos seis anos.A metodologia inspirou-se numa perspectiva etnográfica, recorrendo principalmente à observação direta do cotidiano escolar. Como referencial teórico para a coleta e análise de dados utilizamos a psicologia genética de Henri Wallon. A observação do dia-a-dia da pré-escola revelou uma atmosfera de conflitos e tensão nas interações entre professora e alunos: turbulência e impulsividade motora por parte desses e repreensões e advertências visando a contenção do movimento por parte daquela. Mostrando imbricadas inter-relações entre os diversos planos do meio escolar e a dinâmica de interações sociais que nele se estabelece, este estudo destaca como sugestão, que se reveja a compreensão que se tem do movimento infantil assim como o espaço dado a ele no cotidiano pré-escolar.

Palavras-chave : Movimento; Espaço; Interações; Conflitos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )