SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número99Avaliação escolar: além da meritocracia e do fracasso"Educação doméstica" e reforma da instrução pública do Distrito Federal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

ZIBAS, Dagmar M. L.. O reverso da medalha: administração participativa, sociedade do conhecimento e seus limites. Cad. Pesqui. [online]. 1996, n.99, pp.21-29. ISSN 0100-1574.

O estudo, que deu origem ao artigo, focalizou, no setor secundário, empresas que estariam superando bem a crise gerada pelo acirramento da competição industrial. O objetivo mais geral foi verificar quais as exigências, quanto à qualificação, tais organizações estão colocando para o seu quadro funcional e como explicam a necessidade de tais exigências. Os trabalhadores também foram ouvidos, como contraponto ao depoimento dos dirigentes. O trabalho agora apresentado enfoca a mais dinâmica das empresas pesquisadas, reconhecido exemplo de sucesso do novo modelo produtivo. Os resultados obtidos permitem o questionamento do discurso, atualmente dominante, que identifica, de forma isométrica, as demandas da moderna produção com os princípios educacionais humanistas, tradicionalmente defendidos pelos setores progressistas da sociedade.

Palavras-chave : Trabalho - Educação; Novas Tecnologias Organizacionais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )