SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número99O reverso da medalha: administração participativa, sociedade do conhecimento e seus limitesAmpliação das oportunidades educacionais: realidade ou direito negado? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

VIDAL, Diana Gonçalves. "Educação doméstica" e reforma da instrução pública do Distrito Federal. Cad. Pesqui. [online]. 1996, n.99, pp.30-35. ISSN 0100-1574.

A partir da análise do conteúdo programático da disciplina "Educação Doméstica", implementada no ensino primário do Distrito Federal, em 1928, pela Reforma Fernando de Azevedo da Instrução Pública, o artigo pretende discutir como os educadores, que se autodenominavam novos, percebiam o papel da mulher: mãe, esposa e professora, na sociedade da época. Confrontando os programas disciplinares do ensino primário, diferentes para alunos e alunas, e do ensino normal, dispõe-se, também, a perceber como a reforma constituía seu ideal de mulher, apoiada em signos do espaço doméstico, e acentuava, na escola, as distinções de gênero. 

Palabras clave : Educação Doméstica; História da Educação; Reforma Fernando de Azevedo; Distrito Federal/1928.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )