SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue99Educacional oportunities: reality or rights denied?Os parâmetros curriculares para o ensino fundamental: convívio social e ética author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

DARSIE, Marta Maria Pontin. Avaliação e aprendizagem. Cad. Pesqui. [online]. 1996, n.99, pp.47-59. ISSN 0100-1574.

Discutiremos neste artigo a avaliação da aprendizagem enquanto impulsionadora do processo de construção do conhecimento. Propomos o exercício metacognitivo do aluno como estratégia para a tomada de consciência do que aprendeu e de como aprendeu, possibilitando ao mesmo e ao professor o acompanhamento, retroalimentação e avaliação da aprendizagem. Como instrumentos didáticos serão utilizados diários para o registro da reflexão distanciada do aluno. Analisaremos episódios de aprendizagem tirados de um dos diários coletados em curso de formação de professores.

Keywords : Avaliação da Aprendizagem; Formação de Professores; Metacognição; Educação Matemática.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )