SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número99Ampliação das oportunidades educacionais: realidade ou direito negado?Os parâmetros curriculares para o ensino fundamental: convívio social e ética índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

DARSIE, Marta Maria Pontin. Avaliação e aprendizagem. Cad. Pesqui. [online]. 1996, n.99, pp.47-59. ISSN 0100-1574.

Discutiremos neste artigo a avaliação da aprendizagem enquanto impulsionadora do processo de construção do conhecimento. Propomos o exercício metacognitivo do aluno como estratégia para a tomada de consciência do que aprendeu e de como aprendeu, possibilitando ao mesmo e ao professor o acompanhamento, retroalimentação e avaliação da aprendizagem. Como instrumentos didáticos serão utilizados diários para o registro da reflexão distanciada do aluno. Analisaremos episódios de aprendizagem tirados de um dos diários coletados em curso de formação de professores.

Palabras clave : Avaliação da Aprendizagem; Formação de Professores; Metacognição; Educação Matemática.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )