SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número100Novo paradigma de conhecimento e políticas educacionais na América Latina índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

LAUGLO, Jon. Crítica às prioridades e estratégias do banco mundial para a educação: world bank priorities and strategies for education. Cad. Pesqui. [online]. 1997, n.100, pp.11-36. ISSN 0100-1574.

O artigo levanta críticas ao documento de políticas educacionais do Banco Mundial de 1995 (World Bank´s 1995 Policy Review on Education), sendo focalizados, principalmente, os seguintes aspectos: sua concepção sobre os benefícios da escolarização: a maneira como são tratadas a educação básica e as habilidades básicas, a pouca atenção que é dada à educação pública profissionalizante, o conceito de profissionalismo pedagógico que parece implícito na concepção de melhoria da qualidade, a suposição de que é possível proteger os pobres quando a cobrança de taxas mais altas é feita, o tipo de descentralização que é defendida e a confiança na análise recomendada para a taxa de retorno. Implicações para outros financiadores também são comentadas. Em vista do uso intenso (e inevitavelmente seletivo) que faz de resultados de pesquisa como argumentos para recomendações, o documento provoca o questionamento das possibilidades da pesquisa como base para as prescrições de política. É sugerido que os especialistas do Banco e os pedagogos tendem a olhar a educação através de lentes profissionais muito diferentes. 

Palabras clave : Política Pública de Educação; Banco Mundial; Financiamento do Ensino; Qualidade do Ensino; Economia e Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )