SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número100Novo paradigma de conhecimento e políticas educacionais na América LatinaEscola pública versus escola privada: o fim da história? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

ROJAS FIGUEROA, Alfredo. Da resignação ao consentimento? Privatização da educação básica e média no Chile. Cad. Pesqui. [online]. 1997, n.100, pp.49-56. ISSN 0100-1574.

O artigo tem por objetivo fornecer um arcabouço de referências políticas em relação às mudanças experimentadas pelos formuladores de políticas educacionais no Chile entre 1990 e 1995. Nesse período, um governo democraticamente eleito tomou posse, pondo fim a dezessete anos da ditadura militar de Pinochet. As novas autoridades não interromperam as principais mudanças na educação chilena iniciadas durante o regime militar; particularmente a municipalização e a privatização do sistema público centralizado. O autor analisa as razões por que esta profunda mudança política ocorreu; isto é, por que o novo governo democrático parece mover-se de uma simples acomodação a um modelo imposto até a completa aceitação do mesmo.

Palabras clave : Políticas Educacionais; Formuladores de Políticas Educacionais; Pesquisa Educacional; Economia da Educação; América Latina; Chile.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )