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Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

ZIBAS, Dagmar M. L.. Escola pública versus escola privada: o fim da história?. Cad. Pesqui. [online]. 1997, n.100, pp.57-77. ISSN 0100-1574.

Para discutir algumas características das novas políticas educacionais sugeridas por organismos multilaterais a países da América Latina, o artigo começa por traçar um panorama sob o ponto de vista dos "otimistas" e dos "pessimistas" das profundas mudanças políticas e estruturais do mundo atual. Registrando que, em tal contexto, as instituições internacionais têm recomendado uma política de privatização educacional para a América Latina, principalmente no que diz respeito ao ensino médio, a autora delineia um ligeiro histórico do embate entre privativistas e defensores do ensino público no Brasil nas últimas décadas. Traz dados de pesquisas nacionais e de resultados da privatização levada a cabo no Chile, para concluir que não há evidências empíricas sólidas que justifiquem a adoção de políticas privativistas.

Palabras clave : Políticas para o Ensino Médio; Privatização do Ensino; Escola Pública; Escola Particular .

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