SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número100A psicologia e o resto: o currículo segundo César CollGovernabilidade democrática e dos sistemas educacionais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

PAIVA, Vanilda; JUNQUEIRA, Célia  y  MULS, Leonardo. Prioridade ao ensino básico e pauperização docente. Cad. Pesqui. [online]. 1997, n.100, pp.109-120. ISSN 0100-1574.

Estudo realizado sobre os salários dos docentes da rede municipal do Rio de Janeiro no período de 1979 a maio de 1996 e entrevistas feitas com professores, alunos e pais em escolas da rede pública desse município demonstra a forte contradição entre o discurso em favor da educação, com destaque para o ensino básico, e o empobrecimento dos professores de 1o. grau, com efeitos sobre as possibilidades de o professor atuar como figura de identificação, facilitando a aprendizagem. A reconstituição da remuneração mensal desses docentes permite constatar uma perda salarial mais severa entre os professores com maior nível de escolaridade e maior experiência quando comparamos aos docentes em início de carreira. A dramaticidade da situação, contudo, só pode ser percebida no cotidiano das escolas, como explicitam as citações do final do artigo. 

Palabras clave : Professores; Política Salarial; Pauperização; Ensino Fundamental.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )