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Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

PAIVA, Vanilda; JUNQUEIRA, Célia  e  MULS, Leonardo. Prioridade ao ensino básico e pauperização docente. Cad. Pesqui. [online]. 1997, n.100, pp.109-120. ISSN 0100-1574.

Estudo realizado sobre os salários dos docentes da rede municipal do Rio de Janeiro no período de 1979 a maio de 1996 e entrevistas feitas com professores, alunos e pais em escolas da rede pública desse município demonstra a forte contradição entre o discurso em favor da educação, com destaque para o ensino básico, e o empobrecimento dos professores de 1o. grau, com efeitos sobre as possibilidades de o professor atuar como figura de identificação, facilitando a aprendizagem. A reconstituição da remuneração mensal desses docentes permite constatar uma perda salarial mais severa entre os professores com maior nível de escolaridade e maior experiência quando comparamos aos docentes em início de carreira. A dramaticidade da situação, contudo, só pode ser percebida no cotidiano das escolas, como explicitam as citações do final do artigo. 

Palavras-chave : Professores; Política Salarial; Pauperização; Ensino Fundamental.

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