SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número101Nova reforma do ensino superior: a lógica reconstruídaUniversidade Latino-Americana: da Casela vazia ao cenário socialmente sustentável índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

VELLOSO, Jacques  e  VELHO, Léa. Política de bolsas, progressão e titulação nos mestrados e doutorados. Cad. Pesqui. [online]. 1997, n.101, pp.50-81. ISSN 0100-1574.

O texto trata das bolsas de mestrado e doutorado no país e de seus possíveis efeitos na progressão dos discentes. Os dados foram obtidos mediante amostra nacional dos estudantes vinculados a cursos de mestrado e doutorado no país, em todas as áreas do conhecimento. Os resultados permitiram analisar a distribuição regional das bolsas, sua distribuição por áreas do conhecimento e traços das políticas das principais agências de fomento CAPE e CNPq  quanto a esse tipo de auxílio. A análise freqüentemente é situada no contexto de comparações internacionais. Os resultados mostram que as bolsas têm substantiva influência na progressão dos alunos em seus cursos, cuja duração é discutida. Os prazos de titulação, consideradas as características da trajetória acadêmica do alunado, as pertinentes comparações com padrões internacionais e, sobretudo o tempo gasto na feitura da dissertação do mestrado  em média quase dois anos  remetem às questões da concepção e finalidades do mestrado e de sua articulação com o doutorado.

Palavras-chave : Política de Bolsas; Pós-Graduação; Mestrado; Doutorado.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )