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Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

CAMPOS, Maria Malta. Educação infantil: o debate e a pesquisa. Cad. Pesqui. [online]. 1997, n.101, pp.113-127. ISSN 0100-1574.

O texto resume e comenta os principais resultados obtidos por um grupo de pesquisas significativas, realizadas na Grã-Bretanha, nos Estados Unidos e na América Latina, que procuraram avaliar os efeitos da freqüência a programas de educação infantil sobre o desenvolvimento e a escolaridade posterior de crianças de diversas origens sociais, étnicas e culturais. Os estudos revistos incluem dados sobre diferentes tipos de programa: pré-escolas, creches e programas informais. A análise chama a atenção para o fato de que as opiniões a respeito da importância da educação pré-escolar flutuam ao longo do tempo, influenciadas pela conjuntura política e ideológica. Os resultados de pesquisa, porém, mostram com bastante consistência que educação de crianças pequenas talvez seja uma das áreas educacionais que mais retribuam à sociedade os recursos nela investidos.

Palavras-chave : Educação Infantil; Creches; Desenvolvimento Infantil.

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