SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número101Pontos fortes e fracos dos novos consensos sobre educaçãoCiências no ensino fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

DAVINI, Maria Cristina. Novas tecnologias sociais, reforma educacional e formação docente. Cad. Pesqui. [online]. 1997, n.101, pp.141-151. ISSN 0100-1574.

Este artigo analisa as novas tecnologias de regulação social na reforma educacional da Argentina, tomando como eixo a formação, a capacitação, as práticas e o trabalho docente. Insere o processo argentino nos movimentos reformistas internacionais que se iniciam na década de 80 em nível mundial e, na década de 90, em diversos países latino-americanos, com forte presença dos organismos financiadores internacionais no quadro de políticas de ajuste estrutural. O núcleo do trabalho sustenta o argumento de que a reforma argentina configura uma estratégia integral cuja eficácia reside, em grande parte, nas tecnologias de controle sobre a formação e as práticas docentes. Entre elas se analisam: a reciclagem obrigatória dos docentes acompanhada de políticas de flexibilização do trabalho e de redução das oportunidades de emprego; a avaliação da qualidade como medição do rendimento dos alunos como fonte de controle da prática docente e de formação da opinião pública; a centralização das decisões e a redução da participação; os mecanismos de credenciamento das instituições formadoras de docentes; a presença decisiva dos especialistas na definição dos temas da escola e a desconcentração financeira do sistema educacional. Como conclusão, o trabalho traz reflexões sobre as tendências da reforma educacional e o problema da mudança.

Palavras-chave : Reforma do Ensino; Formação de Professores; Controle - Participação; Tendências e Mudanças.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )