SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número102A desqualificação da família para educarCompetência pedagógica e pluralidade cultural: eixo na formação de professores? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

ALMEIDA, Jane Soares de. Magistério primário em Portugal: conquista feminina no início do século XX. Cad. Pesqui. [online]. 1997, n.102, pp.65-88. ISSN 0100-1574.

O século XX, nos seus anos iniciais, encontrou em Portugal uma sociedade na qual os papeis tradicionais ligados ao sexo foram assimilados ideologicamente e aceitos por homens e mulheres. A identidade feminina, resguardada no recato domestico, convivia com uma sociedade repleta de valores,expectativas e preconceitos que compunham seu arcabouço indeterminavam os costumes. A transgressão e os questionamentos dos papeis sexuais deveu-se a umas poucas mulheres letradas que deslocaram a questão para além da esfera doméstica através de publicações de seus escritos na imprensa periódica educacional e feminina. A analise dessa imprensa permitiu entrever a situação profissional das professoras primárias, suas lutas e conquistas no período, além de derrubar mitos que fazem com que os atributos de desvalorização e feminização da profissão sejam considerados sinônimos. 

Palabras clave : Magistério Primário; Feminização; Imprensa Feminina e Educacional .

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )