SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número102Magistério primário em Portugal: conquista feminina no início do século XXEstudo de práticas educativas a partir da obra de José Lins do Rego índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

CANEN, Ana. Competência pedagógica e pluralidade cultural: eixo na formação de professores?. Cad. Pesqui. [online]. 1997, n.102, pp.89-107. ISSN 0100-1574.

O artigo discute o conceito de competência pedagógica em cursos de formação docente voltados à preparação de professores para atuarem em sociedades multiculturais. Sintetiza as principais abordagens teóricas sobre o tema, compara literatura em duas sociedades multiculturais (Brasil e Reino Unido), com relação à relevância da perspectiva intercultural crítica na tentativa de superação da desigualdade educacional, e analisa os dados de campo provenientes de um estudo de caso empreendido em uma instituição superior de formação de professores, supostamente engajada na perspectiva assinalada. O potencial e as limitações para o desenvolvimento de uma competência pedagógica na perspectiva intercultural crítica são discutidos à luz dos dados obtidos.

Palabras clave : Competência Pedagógica; Educação Multicultural; Perspectiva Intercultural Crítica; Formação de Professores .

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )