SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número102Magistério primário em Portugal: conquista feminina no início do século XXEstudo de práticas educativas a partir da obra de José Lins do Rego índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

CANEN, Ana. Competência pedagógica e pluralidade cultural: eixo na formação de professores?. Cad. Pesqui. [online]. 1997, n.102, pp.89-107. ISSN 0100-1574.

O artigo discute o conceito de competência pedagógica em cursos de formação docente voltados à preparação de professores para atuarem em sociedades multiculturais. Sintetiza as principais abordagens teóricas sobre o tema, compara literatura em duas sociedades multiculturais (Brasil e Reino Unido), com relação à relevância da perspectiva intercultural crítica na tentativa de superação da desigualdade educacional, e analisa os dados de campo provenientes de um estudo de caso empreendido em uma instituição superior de formação de professores, supostamente engajada na perspectiva assinalada. O potencial e as limitações para o desenvolvimento de uma competência pedagógica na perspectiva intercultural crítica são discutidos à luz dos dados obtidos.

Palavras-chave : Competência Pedagógica; Educação Multicultural; Perspectiva Intercultural Crítica; Formação de Professores .

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )