SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue102Pedagogical competence and cultural diversity: a concern in teacher education?School: a place where national and local policies meet author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

GALVAO, Ana Maria Oliveira. Estudo de práticas educativas a partir da obra de José Lins do Rego. Cad. Pesqui. [online]. 1997, n.102, pp.108-120. ISSN 0100-1574.

Neste trabalho buscou-se aprender como o acesso, pelos alunos, a certas obras, escritas (livros didáticos e não didáticos) e visuais (o cinema), concretizado em práticas educativas diversas, realizadas no interior da escola ou fora dela, contribuía para a formação de hábitos e a incorporação de valores previstos para a ação escolar, bem como para a ampliação e redefinição de parâmetros trazidos do universo de socialização primária. Investigou-se também como o acesso a essas obras contribuía para a modificação do cotidiano escolar, marcado pela rotina e pelo tédio, conferindo-lhe um novo sentido. A investigação de práticas educativas diversas, em situações distintas de aprendizagem, demonstrou que, diante de obras com características diferentes, o aluno leitor/espectador se encontrava em constante atividade no processo de reapropriação dos textos, reinventando e reinterpretando seus conteúdos, conferindo novos sentidos às realidades em que se inseriam.

Keywords : História da Educação; Leitura; Cinema; Leitor; Livros Didáticos; Literatura.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )