SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número102Competência pedagógica e pluralidade cultural: eixo na formação de professores?Escola como espaço de encontro entre políticas nacionais e políticas locais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

GALVAO, Ana Maria Oliveira. Estudo de práticas educativas a partir da obra de José Lins do Rego. Cad. Pesqui. [online]. 1997, n.102, pp.108-120. ISSN 0100-1574.

Neste trabalho buscou-se aprender como o acesso, pelos alunos, a certas obras, escritas (livros didáticos e não didáticos) e visuais (o cinema), concretizado em práticas educativas diversas, realizadas no interior da escola ou fora dela, contribuía para a formação de hábitos e a incorporação de valores previstos para a ação escolar, bem como para a ampliação e redefinição de parâmetros trazidos do universo de socialização primária. Investigou-se também como o acesso a essas obras contribuía para a modificação do cotidiano escolar, marcado pela rotina e pelo tédio, conferindo-lhe um novo sentido. A investigação de práticas educativas diversas, em situações distintas de aprendizagem, demonstrou que, diante de obras com características diferentes, o aluno leitor/espectador se encontrava em constante atividade no processo de reapropriação dos textos, reinventando e reinterpretando seus conteúdos, conferindo novos sentidos às realidades em que se inseriam.

Palabras clave : História da Educação; Leitura; Cinema; Leitor; Livros Didáticos; Literatura.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )