SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número102A construção dialética de um currículo no ensino médio internacionalPesquisa e política: uma mistura complexa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

MARTINS, Carlos Benedito. O ensino superior privado no Distrito Federal. Cad. Pesqui. [online]. 1997, n.102, pp.157-186. ISSN 0100-1574.

O texto aborda a situação do ensino superior privado em Brasília a partir da noção de campo, em cujo interior as universidades, os estabelecimentos privados e as federações tendem a ocupar posições diferenciadas. Aponta os fatores que contribuíram para a sua expansão: altas taxas de crescimento populacional no Distrito Federal, concentração da burocracia federal e ausência de ensino noturno na universidade pública. Evidencia como sua função principal o atendimento à demanda crescente por certificados do 3º grau, sem observar maior envolvimento com as atividades de pesquisa. Questiona a relação possível entre o crescimento do ensino privado local e a mudança de conduta da universidade pública quanto às estratégias de atendimento ao ensino de graduação.

Palavras-chave : Ensino Superior; Ensino Superior Privado; Qualidade do Ensino; Distrito Federal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )