SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número103O financiamento da educação: um sistema em desequilíbrioA definição de políticas de formação docente num contexto de crise índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

VIEIRA, Sofia Lerche. Estado e política de formação de magistério. Cad. Pesqui. [online]. 1998, n.103, pp.53-67. ISSN 0100-1574.

O estudo discute a formação do magistério como uma questão de Estado e de política educacional. Procede a uma reconstrução do tema a partir do passado, mostrando que os problemas atuais têm raízes encravadas na sociedade brasileira. São analisados dados sobre "funções docentes", constatando-se que no período 1994-96 houve aumento de professores de ensino fundamental com formação de 1º grau (incompleta e completa) e de 2º grau completa e redução daqueles com formação de 3º grau completa. São discutidas iniciativas dos anos 90 sobre a matéria, inclusive o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério e a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Finalmente, são apontados elementos de uma agenda para política de formação do magistério.

Palabras clave : Estado; Políticas Educacionais; Formação de Professores; Brasil .

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )