SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número103A definição de políticas de formação docente num contexto de criseAlunos residentes de CIEPs: educação e assistência? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

HENRIQUES, Vera. Educação e ciências sociais no Brasil: possíveis relações. Cad. Pesqui. [online]. 1998, n.103, pp.81-99. ISSN 0100-1574.

Reconhecendo que a partir da gestão de Anísio Teixeira à frente do Inep foram criadas condições para uma produção sociológica sobre educação no Brasil, este trabalho procura demarcar as possíveis relações implícitas nesse diálogo. Inicialmente, o CBPE, agrupando educadores e cientistas sociais com interesses comuns, surge como o espaço institucional privilegiado para um trabalho de aproximação entre as duas áreas. Num segundo momento, o mapeamento das relações estabelecidas entre aquele Centro e as instituições universitárias a ele ligadas pelos seus membros, aparece como o sentido prático da articulação. Mas, considerando possível a relação, resta saber que problemas educacionais e que ciências sociais estavam ali sendo pensadas. Busca-se então definir as bases do desenvolvimento daquelas ciências no Brasil, procurando entender a partir de quais parâmetros elas podiam servir de apoio à análise educacional da época.

Palabras clave : CBPE; Sociologia da Educação; Pesquisa Educacional; INEP.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )