SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número103Educação e ciências sociais no Brasil: possíveis relaçõesConselhos municipais de educação: estudo genético-histórico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

EARP, Maria de Lourdes Sá. Alunos residentes de CIEPs: educação e assistência?. Cad. Pesqui. [online]. 1998, n.103, pp.100-122. ISSN 0100-1574.

Os Centros Integrados de Educação Pública - CIEPs, inaugurados no Rio de Janeiro a partir de 1985, apresentam um modelo de escola pública cuja característica mais marcante é o aspecto assistencial. Esse estudo analisa as relações entre educação e assistência a partir do Projeto Alunos Residentes de CIEPs. Considerando que tal projeto representa um programa de atendimento a crianças pobres, procurou-se reconstruir a história do abandono social da criança brasileira e da assistência oficial para essa infância com o objetivo de desvelar os pressupostos políticos e ideológicos que caracterizaram as políticas de atendimento. A análise do projeto privilegiou a percepção das crianças atendidas, que foram consideradas tanto como sujeitos da história, produtos de condições socialmente produzidas, quantos como sujeitos individuais, com particularidades e singularidades que a condição de "carentes" e "abandonadas" camufla e uniformiza.

Palabras clave : Infância; Alunos Residentes; CIEPs; Assistencialismo; Educação Compensatória; Pobreza.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )