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Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

EARP, Maria de Lourdes Sá. Alunos residentes de CIEPs: educação e assistência?. Cad. Pesqui. [online]. 1998, n.103, pp.100-122. ISSN 0100-1574.

Os Centros Integrados de Educação Pública - CIEPs, inaugurados no Rio de Janeiro a partir de 1985, apresentam um modelo de escola pública cuja característica mais marcante é o aspecto assistencial. Esse estudo analisa as relações entre educação e assistência a partir do Projeto Alunos Residentes de CIEPs. Considerando que tal projeto representa um programa de atendimento a crianças pobres, procurou-se reconstruir a história do abandono social da criança brasileira e da assistência oficial para essa infância com o objetivo de desvelar os pressupostos políticos e ideológicos que caracterizaram as políticas de atendimento. A análise do projeto privilegiou a percepção das crianças atendidas, que foram consideradas tanto como sujeitos da história, produtos de condições socialmente produzidas, quantos como sujeitos individuais, com particularidades e singularidades que a condição de "carentes" e "abandonadas" camufla e uniformiza.

Palavras-chave : Infância; Alunos Residentes; CIEPs; Assistencialismo; Educação Compensatória; Pobreza.

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