SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número103Cultura e prática escolares: escrita, aluno e corporeidadeA "construção" da escola do interior. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

MARTINS, Angela Maria. Memória, história e práticas escolares. Cad. Pesqui. [online]. 1998, n.103, pp.150-163. ISSN 0100-1574.

O artigo tece considerações sobre experiência desenvolvida com professores de história e geografia da rede pública de ensino estadual paulista, em projeto intitulado Memória e História. O referido projeto teve uma trajetória que pode ser dividida em três etapas: a primeira, com início em 1989, voltado para o registro de bens de valores culturais na região de Bananal e Santo Antônio da Posse. Em seguida, foi desenvolvido em alguns bairros da capital e da Baixada Santista, envolvendo dezesseis escolas e aproximadamente 160 professores, destacando-se o trabalho realizado no bairro da Moóca sobre imigração italiana, registrado em vídeo. Finalmente, durante 1993, participaram do projeto, trezentos professores de 29 escolas das seguintes cidades do interior e da região metropolitana de São Paulo: Carapicuíba, Sorocaba, Porto Feliz, Votorantim, Itu, Piedade, Pilar do sul, Iperó, São Roque, Santana do Parnaíba, Barueri e Pirapora do Bom Jesus.

Palabras clave : Currículos; História; Memória; Educação Continuada .

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )