SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número105Estado, educação e etnicidade: a experiência Belga índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

CASTORINA, José Antonio. Piaget e Vigotsky: novos argumentos para uma controvérsia. Cad. Pesqui. [online]. 1998, n.105, pp.160-183. ISSN 0100-1574.

Este artigo versa sobre a renovação do debate entre Piaget e Vigotsky, enfatizando a análise da problemática diferente por eles abordada. São especificadas as características das argumentações sobre o desenvolvimento e aprendizagem, a mudança conceitual, a atividade, e o paradoxo da aprendizagem. Procura-se demonstrar que as análises piagetianas e vigotskianas mantêm sua problematização específica, mas mantêm também a compatibilidade entre elas. Essa compatibilidade e o fato de compartilharem certas teses metodológicas e teóricas fundamentais ensejam uma perspectiva de colaboração nas pesquisas sobre problemas relativos à psicologia. Além disso, discute-se a posição de Bruner sobre a incompatibilidade das obras e são apresentadas algumas implicações para o exame da prática educativa.

Palavras-chave : Aprendizagem; Desenvolvimento Cognitivo; Psicologia; Prática de Ensino; Piaget, Jean; Vigotsky; Lev Semionovitch .

        · texto em Português     · Português ( pdf )