SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número106Comunicação e educação: entre meios e mediaçõesO binômio comunicação e educação: coexistência e competição índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

DRAIBE, Sônia M.  y  PEREZ, José Roberto Rus. O programa tv escola: desafios à introdução de novas tecnologiasThe program tv escola: perspectives and challenges in the introduction of new technologies into the school environment. Cad. Pesqui. [online]. 1999, n.106, pp.27-50. ISSN 0100-1574.

Este trabalho examina o processo de implementação dos programas federais "Kit Tecnológico" e "TV Escola", expondo de modo resumido os principais resultados de pesquisa recente que avaliou, em âmbito nacional, o seu processo de implementação.O processo recente de introdução de sistemas de educação a distância nas redes públicas municipais e estaduais brasileiras oferecem uma excelente oportunidade para o estudo dos fatores que obstaculizam o seu pleno funcionamento. E, do ponto de vista contrário, identificar os fatores que, nas condições concretas de nossas escolas, têm facilitado a utilização de filmes didáticos nas práticas escolares e em que medida esses meios didáticos aparecem como vantajosos aos agentes que, potencialmente, deles se utilizarão ou se beneficiarão - e por isso mesmo podem apoiar e facilitar sua introdução.

Palabras clave : Educação a Distância; Políticas Educacionais; Implementação de Programas Educacionais; Avaliação de Políticas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )